domingo, 10 de maio de 2015

MEDÉIA, SACERDOTISA DE HECATE


Medéia é uma das feiticeiras antigas mais conhecidas que houve. Diz-se que foi uma Sacerdotisa da Deusa Hecate e tinha diversos poderes mágicos. Era filha do rei da Cólquida, Aetes, neta de Hélios, o Deus Sol, e sobrinha da feiticeira Circe. O mito mais famoso envolvendo Medéia é o de Jasão e os Argonautas.

No mito, Jasão, visto como uma figura heróica, vai à Cólquida para reivindicar sua herança ao trono e o Velocino de Ouro. 
O rei Aetes concordou em dar-lhe o Velo com a condição de que antes ele executasse algumas tarefas. Quando Medéia viu Jasão, imediatamente apaixonou-se por ele. Ela se ofereceu para ajudá-lo com sua magia para completar as tarefas impossíveis estabelecidas por seu pai, somente se ele se casasse com ela. Jasão concordou e sua primeira tarefa começou. Ele teve que arar um campo com bois que expeliam fogo, e Medéia deu-lhe um ungüento com o qual ele se ungiu para proteger seu corpo de qualquer dano de fogo. 
Ele completou a tarefa, mas ainda tinha mais duas para concluir, e Medéia usou seus poderes mágicos para ajudá-lo a cada vez. Então, quando tudo foi feito, Jasão manteve sua promessa a Medéia, tomou seu velocino de ouro e fugiu da Cólquida com ela. Eles se casaram e, por algum tempo, viveram felizes em Corinto com seus dois filhos.

Até que um dia, o rei Creonte ofereceu a Jasão a mão de sua filha Glauce em casamento. Ansioso para agradar o rei, Jasão aceitou a oferta e deixou Medéia para se casar com Glauce. Isso enfureceu Medéia e, em busca de vingança, ela enviou a Glauce um belo vestido de noiva, coberto de veneno. A filha do rei morreu e Medéia, em seguida, matou os dois filhos que tivera com Jasão, e fugiu de Corinto em um carro conduzido por dragões, enviado a ela por seu avô, Helios.



Mais tarde, no mito, diz-se que ela teria se casado com Egeu, um antigo rei de Atenas, e lhe deu um filho, Medus, que estava na linha de sucessão ao trono. Embora Egeu não tenha sabido que ele tinha um outro filho, Teseu. Medéia tentou envenenar Teseu quando ele veio lutar pelo trono. Medéia, em seguida, fugiu com seu filho Medus para um país onde ele eventualmente se tornou rei.

Medéia tornou-se vítima de uma circunstância infeliz. Tendo apaixonado-se profundamente por Jasão, e voluntariamente sacrificou tudo, incluindo toda a sua família, para ajudá-lo para que ele pudesse completar as tarefas árduas estabelecidas por seu pai a ele. Em seguida, fugindo de sua terra natal para se casar com o homem que amava e ter filhos juntos, apenas para ser traída e abandonada por ele na primeira menção de uma outra mulher. 
Não é de se estranhar Medéia vingar-se e usar suas habilidades como uma grande feiticeira, mesmo que seja para o mal. Isso mostra o seu forte e rebelde poder feminino.

Algo que também é interessante, visto que ela é neta do Deus Sol Hélios, e sobrinha de Circe, uma deusa menor da magia, talvez Medéia tivesse algum desse poder divino dentro de si também, ou seja, fosse uma semideusa. O mito diz que ela praticou sua magia sob a orientação da deusa Hecate, alguns até mesmo especulam que ela era filha de Hecate. Mas realmente não há qualquer evidência mitológica de que isso seja verdade.

Esta é uma citação do mito em que Medéia invoca Hecate para ajuda-la em sua magia: "Pela deusa que adoro acima de tudo, minha ajudante escolhida, Hecate, que habita na câmara interior de minha casa, nenhum deles causará dor ao meu coração e sorrirá disso! Amargo tornarei seu casamento, o amargo casamento-aliança de Creonte, e amarga a minha expulsão da terra!"(Eurípides, Medéia 400).