sábado, 3 de janeiro de 2015

ORAÇÃO A AFRODITE; AFRODITE - DEUSA DO AMOR, BELEZA, PRAZER E PROCRIAÇÃO


Sou nascido do amor do Corpo,
 Aprendo a dar e receber 
o amor do Coração,
 Abro-me para o amor da Alma.

 Canto para Afrodite Anadyomene, 
aquela que se eleva das ondas!
 Possa o amor espalhar-se sobre nós 
como espuma do mar.
 Canto para Afrodite Antheia, 
Senhora das Flores!
 Possa o amor florescer em nós 
como a rosa que se abre ao amanhecer.
 Canto para Afrodite Camaetho,
 do cabelo brilhante!
 Possa o amor durar 
nos anos e no declínio.
 Canto para Afrodite Doritis, 
doadora de dons!
 Senhora, 
que tu possas ser generosa conosco...
 Canto para Afrodite Euploia, 
senhora das belas viagens!
 Possa o nosso caminho para o amor 
ser livre de espinhos.
 Canto para Afrodite Genitrix,
 matrona do leito nupcial!
 Faz com que não esqueçamos 
que a vida vem do amor.
 Canto para Afrodite Philomedes, 
protetora da genitália!
 Faz com que não esqueçamos
 que a nossa carne é sagrada.
 Canto para Afrodite Porneia,
 mãe dos que se prostituem!
 Faz com que ajudemos sempre 
os que não se doam por amor.
 Canto para Afrodite Urânia,
 aquela que olha do Alto!
 Faz com que sejamos 
sempre abertos para o amor,
 em nós e no outro.
 Canto para Afrodite Parakouptosa, 
aquela que olha nos olhos!
 Faz com que aprendamos a apreciar 
também aquilo que é inatingível.
 Canto para Afrodite Androphonos, 
paixão exterminadora do homem!
 Faz com que não nos afoguemos 
no poder torrencial do teu dom.
 Canto para Afrodite Epitymbidia, 
senhora da tumba!
 Faz com que lembremos a lição 
dos que morreram por amor!
 Canto para Afrodite Pandemos,
 deusa de todos os povos!
 Faz com que lembremos que o Amor não julga, 
chega de qualquer parte.



AFRODITE - Deusa do Amor, Beleza, Prazer e Procriação...



Afrodite é a Deusa grega do amor, da beleza, das artes, da fertilidade, do êxtase sexual e da procriação. Ela também é a protetora dos marinheiros. Afrodite é considerada por alguns como uma dos 12 deuses olímpicos. Outros acreditam que ela era originalmente uma deusa menor antes de ser adotada pelos gregos e foi considerada por eles como a mesma Deusa que a Vênus romana. O historiador grego Heródoto afirma que Afrodite era originalmente uma deusa asiática, relacionada com Ishtar (Mesopotâmia) e Astarte (Síria e Palestina). No Egito, ela era conhecida como Hathor.

De acordo com a Teogônia de Hesíodo, Afrodite nasceu quando Cronos cortou o pênis de Urano e o jogou no mar, e ela surgiu da espuma do mar totalmente formada. Mas, de acordo com a Ilíada de Homero, ela é filha de Zeus e Dione.

Por causa de sua beleza, os outros deuses temiam que sua rivalidade sobre ela interrompesse a paz entre eles e levassem à guerra, então Zeus casou-a com Hefesto, que, por causa de sua feiúra e deformidade, não foi visto como uma ameaça. Ela desempenhou papel importante na lenda de Eros e Psiquê, e mais tarde foi amante de Adonis e sua mãe substituta. Muitos seres menores foram ditos filhos de Afrodite. Afrodite é a mãe do deus do amor, Eros (mais conhecido como Cupido). Ao contrário das poderosas deusas virgens, Atena e Artemis, ou a deusa do casamento, Hera, Afrodite tinha muitos amantes - deuses, como Ares e mortais, como Anquises. Afrodite é uma das poucas personagens da Odisseia cujas ações são uma das principais causas da Guerra de Troia (para influenciar Paris e ganhar uma maçã dourada) ela oferece Helena de Troia a Paris e, como a deusa do desejo, ela é responsável por Paris tornar-se tão inflamado com o desejo por Helena à primeira vista, que ele é levado a raptá-la.

No final do século V  AC, certos filósofos começaram a estabelecer uma distinção entre duas "Afrodites" separadas (em oposição a uma Afrodite única, cujas características variam ligeiramente em diferentes cultos locais da deusa): Afrodite Urânia, a Afrodite celestial, nascida da espuma do mar depois que Cronos castrou Urano, e Afrodite Pandemos, a Afrodite comum "de todos os povos", nascida da união de Zeus e Dione. Entre os neoplatônicos e, mais tarde, seus intérpretes cristãos, Afrodite Urânia está associada com o amor espiritual e Afrodite Pandemos com o amor físico (desejo).

O planeta Vênus e o mês primaveril (na europa) de abril são sagrados para ela. Seu festival, Afrodisia, foi celebrado em toda a Grécia, especialmente em Atenas e Corinto. No templo de Afrodite no cume do Acrocorintho (antes da destruição romana da cidade em 146 AC), a relação com suas sacerdotisas era considerada um método de adoração a Afrodite. Em alguns lugares, como no antigo Corinto, um grande número de mulheres pertenciam a ela, que se prostituíam a seu serviço e tinham o nome de hierodula.
 As sacerdotisas de Afrodite foram consideradas como representantes da Deusa e um método de adorar Afrodite era, para os homens gregos, ter relações sexuais com as sacerdotisas de Afrodite. O templo coletava doações. Isso é chamado de prostituição sagrada e foi banido pelos governos cristão e muçulmano.

Afrodite é muitas vezes retratada com o mar, golfinhos, pombas, cisnes, romãs, maçãs, espelho, murta, roseiras, tílias, limeiras, conchas e pérolas. O pardal, o cisne, a andorinha e um pássaro chamado iynx também são sagrados para Afrodite. Sagrada a Afrodite Urânia era a tartaruga, símbolo de modéstia doméstica e castidade, e como Afrodite Pandemos, o carneiro lhe era sagrado.

Quando ela era representada como a deusa vitoriosa, ela tinha os atributos de Ares, um capacete, um escudo, uma espada ou lança, e uma imagem da Vitória em uma mão. Seu marido, Hefesto, também criou para ela um cinturão que fazia com que qualquer homem se apaixonasse por ela.

Os sacrifícios oferecidos a ela consistiam principalmente de incenso e guirlandas de flores, mas em alguns lugares animais, como porcos, cabras, lebres e outros.

Suas cores sagradas são rosa e vermelho. Seu planeta é Vênus.


As ervas e plantas associadas com Afrodite são: maçã, canela, cipreste, margarida, íris, manjerona, mirra, oliveira, marmeleiro e rosa. Sua pedra / casca é o abalone, pois Afrodite, às vezes, montava as ondas do oceano em uma concha de abalone gigante.